Prefeito de Tramandaí assina termo de doação da terreno para construção do Campus UFRGS Litoral Norte
O sonho de ter o campus da Ufrgs Litoral Norte em Tramandaí acabou. Ou melhor. Está a um passo de se concretizar. O sonho deixou de ser apenas sonhado no dia 03 de maio, quando aconteceu o ato de doação da área para o campus da Ufrgs- o dia da certeza.
Repito- caso alguém ainda não acredite: campus da Ufrgs Litoral Norte e aqui, em Tramandaí, no KM 91 da RS 030, numa área de quase 16 hectares.
Da luta que iniciou em 2009, deve-se admitir as incertezas- como os impasses quanto à posse do terreno- lembrar os incentivos- R$1,8 milhão liberado pelo Ministério da Educação em janeiro de 2010- e saudar o velho ditado: a união faz a força.
Daí que, na última sexta-feira à tarde, o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister assinou o termo de doação da área. Documento também assinado pelo reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto: “assinamos o contrato que significa a semente de um novo campus, a semente de um novo tempo pro litoral norte e pra Ufrgs”. Ele elogiou e enfatizou o trabalho do colega que esteve à frente do projeto de expansão da instituição, o vice-reitor, Rui Vicente Oppermann.
Conforme Netto, o próximo passo é licitar a obra, que pode começar até o final deste ano. Se tudo ocorrer conforme o planejado, o antigo horto municipal terá ao seu redor construções no ano que vem, e à medida que os prédios estiverem prontos, prontos estarão para acolher os cursos, para receber os universitários do Litoral Norte.
A escolha dos cursos se dará em conjunto: no debate entre os integrantes do Comitê UFRGS Litoral Norte e a sociedade.
Estiveram à mesa o reitor da universidade, Carlos Alexandre Netto,o vice-reitor, Rui Vicente Oppermann, o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, o deputado federal Alceu Moreira, a presidente da Amlinorte e prefeita de Capivari do Sul, Glacy Osório, o presidente de Câmara de Vereadores de Tramandaí, Márcio Soares, e claro, o coordenador do Comitê de Pró-Expansão UFRGS Litoral Norte, o vereador Clayton Ramos.
A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, foi companheira nessa luta enquanto deputada federal e também presidente da Comissão da Educação e Cultura da Câmara Federal. Não pode comparecer à cerimônia por ter outros compromissos, mas na agenda cheia que o atual cargo exige, teve tempo de escrever uma carta de comemoração e agradecimento. Carta esta lida para os que presenciaram a histórico 'dia da certeza'.
“Educação nunca é demais”
Além de proporcionar o acesso ao ensino superior para a comunidade daqui, o projeto da Ufrgs LN traz também o desenvolvimento, outro 'desejo sonhado' pelos moradores da região. E o trecho a seguir, nas palavras do vice-reitor, revela um pouco do que uma universidade é capaz de fazer, de mudar:
“Educação nunca é demais. Esses tempos alguém me perguntou 'mas por que uma universidade no litoral se tem tantas carências na educação básica, em todos os níveis de educação?'. Exatamente porque nós entendemos que educação nunca é demais. Todos os níveis de educação são importantes . E eu tenho certeza, pela forma que nós estamos construindo o projeto do campus Litoral Norte gaúcho, que até mesmo na educação básica nós vamos influir. Porque a presença de uma universidade capilariza em todos os sentidos. Capilariza na oportunidade dos jovens, capilariza na oportunidade do mundo do trabalho, capilariza no mundo do comércio, da indústria , do turismo, enfim. Nós entendemos que a nossa presença é uma presença que se constitui num fator de desenvolvimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário