quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lula inaugura túneis e duplicação da BR 101/RS em Osório


O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, esteve em Osório para a inaugurar os túneis da localidade de Morro Alto e os 88 km de pista nova da BR 101/RS, no último dia 22. Ele dispensou o uso de carro e percorreu 1,8 km da extensão do tunél a pé.




Lula lembrou o dia 03 de dezembro de 2004, quando entregou a ordem de serviço para a execução da obra, a qual custou R$1,1 bilhão. Disse que a vinda hoje ao Estado foi “birra”, ao ressaltar os impasses no decorrer da construção.




Num tom de despedida, Lula destacou o crescimento do país e afirmou que o Brasil tem tudo para continuar o processo de melhorias.

“Oriente os prefeitos do Rio Grande do Sul a fazerem projetos”, pediu o presidente ao futuro governador do Estado, Tarso Genro, ao garantir que dinheiro não faltará.






A solenidade contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, do vereador, Clayton Ramos, do Secretário de Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Cassius Rosa. Moradores dos municípios vizinhos acompanharam o evento.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PT Litoral Norte debate sobre transição do governo estadual

Militantes do Partido dos Trabalhadores da micro regional
realizaram uma plenária para discutir prospostas de
composição para a gestão de Tarso Genro.

O encontro reuniu cerca de 200 pessoas na Câmara de
Vereadores de Osório, no dia 12, e contou com a presença
do vereador Clayton Ramos.

Durante a manhã, os participantes avaliaram algumas ideias
para o plano de governo, como a criação da Coordenadoria
Regional de Turismo.



Já pela tarde, a pauta restringiu-se às sugestões
referentes ao quadro de governo, com indicações de nomes
para os principais cargos regionais.

Participaram da plenária o coordenador regional do PT,
Sandro Coelho, o secretário estadual de Assuntos
Institucionais do PT, Marcio Espíndola, o vereador de
Osório pelo PT, Denílson da Silva.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Comunidade do Agual discute regularização do bairro com prefeito de

Cerca de 60 moradores do bairro Agual estiveram em frente à Prefeitura Municipal de Osório para uma reunião com o prefeito Romildo Bolzan Júnior (PDT), no dia 1º de dezembro.
A intenção era dialogar sobre a situação da área, que há anos está no impasse sobre posse e regularização entre os municípios de Osório e Tramandaí. Júnior recusou o encontro com todos, mas aceitou conversar com uma comitiva.
Sobre a manifestação, a dirigente do Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM) em Tramandaí, Rosemari Fiuza da Silva, ressaltou: “não é um afronto, é um pedido de ajuda”. Já Patrícia Lucy Machado Couto, a qual representou o deputado estadual e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos Dionilso Marcon (PT), citou a situação precária das 1.600 famílias que habitam a região e propôs uma audiência pública.

A advogada da comunidade Agual, Maria Aparecida Singer, comentou que se trata de um movimento político, mas não partidário.
O prefeito de Osório lembrou que o município propôs a venda dos terrenos,porém o prefeito de Tramandái, Anderson Hoffmeister (PP), não compareceu à audiência e nem se manifestou.

Os vereadores Clayton Ramos (PT- Tramandaí), Denílson (PT-Osório) e o presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Rossano Teixeira (PP),
acompanharam o debate.
A comitiva deve agendar nova reunião com o prefeito de Osório, mas desta vez, também junto a Hoffmeister.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Situação do campus da UFRGS Litoral Norte é esclarecida durante encontro na reitoria

"É evidente que nós vamos construir um campus da UFRGS onde se preserve a excelência e a qualidade de ensino da UFRGS", ressalta o vice-reitor da insituição, Rui Vicente Oppemann.


O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann, junto ao superintendente de infraestrutura, Alberto Tamagna, falou sobre o andamento da expansão da universidade para o litoral norte.

A reunião aconteceu no auditório da instituição em Porto Alegre, no último dia 25, e contou com a participação de membros do Comitê Expansão UFRGS Litoral Norte, como o vereador Clayton Ramos e o vice-pró-reitor de extensão, Angelo Ronaldo Pereira da Silva e a deputada federal, Maria do Rosário. O prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Cassius Antonio da Rosa, também estiveram presentes.



Segundo Tamagna, o edital está em fase de elaboração avançada e a obra deve antender a todos os requisitos de um campus universitário para tornar-se o ponto da instituição no litoral norte: "nós vimos a possibilidade de colocar ali, além do campus litoral, toda a administração, em todos os níveis -da cultura, acadêmica- todas as atividades que a UFRGS tem, inclusive a colônia de férias".

Ainda sobre as próximas ações, Oppermann afirmou: "nossa expectativa é que esse edital possa ser completado o mais rápido possível para que a gente proceda a licitação do projeto". Ele ainda lembrou que os recursos para esse procedimento já estão disponíveis e que o Plano de Desenvolvimento Institucional deve ser aprovado em breve, contendo a decisão de construir o campus Litoral Norte.

O vice-reitor ressaltou também que a universidade federal "tem responabilidade com a comunidade gaúcha de oferecer seus serviços àquelas áreas onde não existem ensino público superior federal", referindo-se à Serra e o Litoral Norte.

O prefeito de Tramandaí assegurou que o impasse sobre a desapropriação está perto do fim. Hoffmeister relatou que a situação da área com os lindeiros já foi resolvida e que a procuradoria do Estado já enviou o pedido de regularização da área para o juiz do fórum do município.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como foi o ato de apoio à Dilma do LN

Precisariam de mais cadeiras para acomodar os apoiadores da Dilma que compareceram ao Plenário da Câmara de Vereadores de Tramandaí, ontem à noite (20). O ato iniciou com a fala do vereador da Casa, Clayton Ramos, o qual apresentou as lideranças participantes.
Depois, o coordenador do PT Litoral Norte, Sandro Coelho, leu alguns nomes de vereadores, secretários e prefeitos da região que regitraram apoio à candidata petista: o manifesto pró-Dilma já tem mais de 150 assinaturas.

Represetantes dos partidos puderam expressar o quanto e porquê eleger Dilma é essencial para o processo de melhoramento do país.
Em tons diferentes, os discursos dividiram os mesmos propósitos e argumentos:
o governo Lula trouxe significativas mudanças para região -escola técnica em Osório,
alunos beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni),
Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Balneário Pinhal e,
em Tramandaí, o parque eólico, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a confirmação da expansão da UFRGS;
as privatizações e a falta de planejamento etagnaram o crescimento do Brasil e, a frente desse país sucateado, a gestão de Lula mostrou um outro plano, capaz de uma política para todos.

"Não vamos mais voltar ao tempo de escuridão" exaltou o secretário de Relações Institucionais do PT/RS,Márcio Espíndola. A trajetória e a capacidade de Dilma foram lembradas e elogiadas.

Estiveram presentes o deputado estadual Pompeo de Mattos (PDT); o vereador de Tramandaí, Luis Paulo (PRB); o representante do PTB de Tramandaí, Dr. Abdalla; o presidente do PT local, Armindo Kolher; o prefeito de Capão da Canoa, Amaury Magnus Germano (PT); o prefeito de São Leopoldo e também coordenador da campanha estadual de Dilma, Ary Vanazzi; o vereador de Cidreira, Matheus Junges (PC do B); o vereador e presidente do PMDB de Arroio do Sal, Manoel Pedro Faustino; o presidente do PR de Tramandaí, Liberato de Barcelos; o presidente do PSB de Tramandaí, Deoclide Gonçalves; o coordenador regional do PTB, Jerry Ribeiro e a vereadora de Torres, Maria de Lourdes Fippian (PT).

Foi anunciada a caravana das mulheres no litoral norte- aguarde para mais informações!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ato de apoio à Dilma!

O PT Tramandaí convida para ato de apoio à candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, que ocorre hoje, às 19h na Câmara de Vereadores de Tramandaí.

A presença de lideranças partidárias do litoral norte já está confirmada, assim como a vinda do coordenador estadual da campanha da Dilma, Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo.

Essa é a hora para mostrar o quanto Tramandaí quer seguir mudando...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Caminhada pró-Dilma

Hoje aconteceu uma caminhada suprapartidária de apoio à Dilma.
Além do vereador Clayton Ramos e militantes do Partido dos Trabahadores, Luis Paulo (PRB), também membro da Câmara de Vereaores, e o Dr. Aballa (PTB), que disputou uma vaga para assembléia gaúcha, participaram da atividade.
O ponto de largada foi no comitê do PT Tramandaí (Av. Fernandes Bastos, 1673), às 16h. Depois, a camihada seguiu para o bairro Litoral.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fim de semana para unir forças

Companheiros e companheiras reuniram-se para levar informação e ideologia política a dois bairros de Tramandaí nesse final de semana.
No sábado (16), o acampamento aconteceu no Bairro São Francisco II, na AV. Alberto Pasqualini.
Já no domingo (17), a visita foi no bairro Agual, na Av. Estilac Leal.

Planfleteação e conversa são sempre bons aliados nas campanhas eleitorais.

Falta pouco para elegermos Dilma presindente!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010



O Partido dos Trabalhadores de Tramandaí agradece
o empenho dos militantes e a confiança dos eleitores pela
Unidade Popular pelo Rio Grande!



TARSO GENRO: 12. 017 votos



José Fogaça: 6.070 votos


Yeda Crusius: 3.332 votos

sábado, 25 de setembro de 2010

Mais de 35 mil pessoas participam do último comício

Foto: Cristhine Genro

Ontem à noite, 24 de setembro, o Largo Glênio Peres, em frente ao histórico Mercado Público, foi cenário de um momento que também entrou para a história de Porto Alegre.

O último comício da campanha eleitoral 2010 reuniu Dilma, Lula, Tarso Genro, Beto Grill, Paim, Abgail e candidatos a deputados federais e estaduais no palco.

Fotos: Nessa Pires
Fora dele, mais de 35 mil pessoas (número anunciado às 20h40).









O ex-governador Olívio Dutra foi o primeiro a discursar, seguido dos candidatos ao senado e ao governo do Estado.
Antes da fala de Dilma, 13 participantes do projeto Mulheres em Construção entregaram capacetes lilases para Lula, Tarso e também para a candidata à presidência.
Assim como na entrevista coletiva ocorrida na tarde do mesmo dia, Dilma falou sobre a capitalização da Petrobras.







Disse também que no dia 03 de outubro "nós vamos derrotar também o preconceito contra as mulheres".





O mais aplaudido na noite do último comício foi Lula, que mais uma vez demonstrou confiança e bom humor aos eleitores.
O presidente lembrou a importância de ter levantado a auto-estima do povo brasileiro.
Quanto ao fato de não ter formação superior, ressaltou: "fui o presidente que mais fez diplomas nesse país, que mais fez escolas técnicas nesse país".


Lembrou que é a primeira eleição desde 1989, em que seu nome não estará nas cédulas: "acho que vocês votaram em mim por exaustão", brincadeira que rendeu gritos de "Lula!Lula! (...)"

Coletiva com Dilma em Porto Alegre

A candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, concedeu entrevista coletiva à imprensa perto das 17h desta sexta-feira no Hotel Deville, na capital.

Ela iniciou a conversa com o que chamou de minuto propositivo. O discurso não durou só os 60 segundos e Dilma pode comemorar o processo de capitalização da Petrobras e anunciar a obtenção de R$ 120 bilhões no mercado financeiro.



Foto: Roberto Stuckert Filho


Depois, acompanhada de Tarso Genro, Beto Grill, Paulo Paim e Abgail, a candidata atendeu a algumas perguntas de repórteres.

A ação enviada pelo Partido dos Trabalhadores, a qual questiona a exigência da apresentação de um documento com foto para votar e as "provocações" feitas pela oposição foram temas abordados.



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Contagem regressiva...

Faltam 10 dias para as eleições
e apenas algumas horas para outro importante momento...

Está prevista a chegada de mais de 550 ônibus do interior do estado.

Um desses é daqui, de Tramandaí!

2ª via do título do eleitor pode ser feito até o dia 30

Ainda dá tempo para os eleitores solicitarem a reimpressão do título do eleitor.

O prazo, que se encerraria hoje (23), foi estendido devido a uma proposta da equipe da Corregedoria Eleitoral do Rio Grande do Sul, ainda no final de agosto.

Aqui no município, o pedido da segunda via do documento é realizado no Cartório Eleitoral, Zona 110, que abrange os municípios de Balneário Pinhal, Cidreira, Imbé e Tramandaí.

O atendimente ocorre das 12h às 19h, na Avenida Caldas Júnior, 1750, salas 103 e 203.
Mais informações pelos telefones: (51) 36613888 / 36613888,
ou pelo zon110@tre-rs.jus.br.

Documentos necessários para o requerimento:
Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento ou CNH (não é aceito o Passaporte)


E não se esqueça: para o dia da votação, é preciso levar o
título de eleitor E
um documento oficial com foto.


Vale a pena conferir: eleições 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Caminhada rumo à vitória!

A tradicional Caminhada Cívica acontece nesse domingo (19).
Vamos, companheiro (a), levar a bandeira e mostrar o orgulho de ser petista!

Parceiros da Unidade Popular pelo Rio Grande serão muito bem-vindos!

O ponto de encontro para esse grande momento ocorre na praça da Tainha,
a partir das 14h.

Essa é a hora de aproveitar a concentração de pessoas para então transmitir a confiança dos nossos candidatos e confirmar o que dizem as pesquisas eleitorais: Dilma e Tarso no 1º turno!

E não se esqueçam: é fundamental lembrar o voto para Paim e Abgail!!!

Ala feminina faz mobilização no centro do município


Por volta das 10h de hoje, companheiras do Comitê Pluripartidário da Dilma chegaram na “praça da tainha”.
Elas estavam em Capão da Canoa e vieram a Tramandaí para intensificar a campanha da candidata à presidência da República, Dilma Rousseff.











Vivi e Bety, do Jardim Atlântico,
participaram da panfleteação




As mulheres percorreram um trecho da Av. Emancipação e Av. Fernandes Bastos.
Conversaram com comerciantes e transeuntes, que se demonstraram confiantes no voto.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caravana das Mulheres passa por Tramandaí

E a Caravana das Mulheres segue por todo o Brasil!
Comitê Pluripartidário Dilma Presidente!!!

Dia: 17/09/2010 – sexta-feira
Horário: a partir das 09 h
Local: Praça da Tainha Tramandaí - Centro

Concentração no centro às 09 h para caminhada pelo centro de Tramandaí
Reunião no Comitê do PDT (Av. Fernandes Bastos, 2822), às 10h30

Venha abrilhantar esta caminhada rumo à vitória!







Adquira sua camiseta por R$20,00


Mais informações com Juliana Camboim: (51) 9647-0849
Responsável pela Caravana em Tramandaí

Confira o trajeto da Caravana das Mulheres


Dia 10/09, 11/09 e 12/09 (sexta, sábado, domingo)
Caravana em Três de Maio, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta

Dia 14/09 e 15/09 (terça e quarta)
Caravana nas cidades: Vacaria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa

Dia 16/09, 17/09 e 18/09 (quinta, sexta, sábado)
Caravana Litoral Norte: Torres, Capão da Canoa, Tramandaí, Osório, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio.

Dia 19/09 a 22/09 (domingo a quarta)
Caravana nas cidades da Região Sul: Piratini, Arroio Grande, Jaguarão, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Pelotas, São Lourenço do Sul.

Dia 25/09 (sábado)
Caravanas nas cidades: Santa Cruz e Venâncio Aires

Dia 26/09 (domingo)
Caravana nas cidades: Ivoti e Sapiranga

Dia 27/09 (segunda)
Caravana nas cidades: Viamão e Alvorada

Dia 28/09 (terça)
Caravana em Guaíba

Dia 30/09 (quarta)
Caravana em Porto Alegre

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dia 13 com Raul Pont

Hoje, o candidato a deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores do RS, Raul Pont, cumpriu agenda no Litoral Norte.

De manhã, visitou Osório.
Almoçou em Tramandaí.
Participou de panfleteação em Imbé durante a tarde.

Por volta das 18h esteve no Comitê Regional do Tarso em Tramandaí, onde conversou com militantes do PT e integrantes da Unidade Popular pelo Rio Grande.

Pont comentou sobre a repercussão na mídia a respeito das recentes denúncias da quebra de sigilo fiscal de tucanos e de Veronica Serra, filha do candidato à presidência José Serra. O posicionamento de alguns meios de comunicação frente a determinados assuntos políticos também foi interpretado por Pont.

Ele ainda destacou o valor de uma campanha feita de forma direta, com visitas e diálogos com eleitores nas ruas e em vários setores, seja no comércio ou na saída das aulas de faculdades.

O candidato alertou sobre a campanha para o senador Paulo Paim, pois deve ser destacada a importância do segundo voto para Abgail.

Depois da parada em Tramandaí, Pont seguiu para um jantar em Cidreira.

sábado, 4 de setembro de 2010

Maré alta em Tramandaí...

A chuva que se anunciava para todo o final de semana deu uma trégua no final da manhã do último sábado. E o sol previu o bom tempo para a maré vermelha no litoral norte.

Depois de passar por Osório, Capão da Canoa, Torres, Tarso Genro chegou à “praça da Tainha”, no centro de Tramandaí por volta das 17h, recepcionado pelo vereador Clayton Ramos e vários eleitores. A candidata Stela Farias (deputada estadual) também participou da mobilização.

Tarso, o vice Beto Grill e os candidatos Paulo Paim (senador) e Henrique Fontana (deputado federal), caminharam pelo calçadão do município. Acompanhados por apoiadores e militantes do Partido dos Trabalhadores, eles receberam o carinho de comerciantes e demais pessoas que passeavam durante a tarde de sábado.

O comício não foi extenso e os discursos objetivos puderam enaltecer a boa condição do candidato ao governo do Estado.

Sem querer cantar vitória antes da hora, Paim apenas anunciou a notícia em primeira mão: pesquisa Ibope mostrava vantagem de Tarso, com 41% das intenções de voto. Contando os votos válidos, o candidato da Unidade Popular alcança os 52%, o que (quase) garante uma vitória ainda no primeiro turno.

Foto: Caco Argemi

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Caminhada com Tarso, Grill e Paim!!!

Tramandaí à espera do futuro governador!

Venha participar da caminhada com TARSO GENRO!

Participação do vice BETO GRILL e do candidato ao Senado, PAULO PAIM!!!

Sábado, dia 04 de setembro



Acampamento a partir das 10h

Próximo à ponte Giuseppe Garibaldi (na “praça da Tainha”-centro)

Chegada dos candidatos às 16h


Se chover, a concentração no centro será cancelada, mas a recepção acontece mais tarde, às 16h, em frente ao Comitê Regional do Tarso (Av. Fernandes Bastos, nº1373)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Tarso é pop!


Muito legal o wallpaper do Tarso Pop!
Confere lá:
e vamos com Tarso!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Representante da UFRGS fala sobre situação do campus em Tramandaí

O vice-pró-reitor de extensão e membros do Comitê Expansão esclarecem sobre andamento do projeto

O último dia 25 de agosto serviu para renovar ânimo e afastar rumores quanto à vinda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para Tramandaí. Pela manhã, o vice-pró-reitor de extensão da instituição, Angelo Ronaldo Pereira da Silva, esteve com o prefeito Anderson Hoffmeister para entregar o protocolo de intenções. O vereador Clayton Ramos, coordenador do Comitê Expansão UFRGS Litoral Norte, acompanhou a atividade.

À tarde foi a vez de Silva encontrar-se com os demais participantes do Comitê no plenário da Câmara de Vereadores. Ele fez questão de salientar que “a universidade não recuou de forma alguma”. A afirmação serviu para apaziguar os boatos que circularam no município durante o mês de agosto. Tais conversas diziam respeito à condição do terreno cedido pela prefeitura ainda no ano passado, o qual não estaria 'regularizado'.


FOTO: Juliana Camboim


O Executivo havia detectado alguns impasses quanto à posse legal da área, de domínio público desde o final da década de 80. Desta forma, o processo de usucapião do espaço destinado ao campus da UFRGS já foi iniciado. Ainda no dia 11 desse mês, a Câmara de Vereadores aprovou a doação da área.

Silva disse que o receio da universidade era quanto à possível demora nos trâmites da regularização do local, já que o Ministério da Educação (MEC) destinou R$1,8 milhão para o projeto. Mas a incerteza foi logo sanada, pois ainda durante a reunião o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Cassius Antonio da Rosa, recebeu informações de que o MEC deve empenhar o recurso para esse ano e que o mesmo vai ser liberado em 2011.

Outra boa notícia anunciada: o governo federal já assegurou outros R$ 2,4 milhões para a implantação da UFRGS litoral norte.

O vice-pró-reitor de extensão também contou que o projeto político pedagógico deve ainda ser discutido no âmbito dos Conselhos Superiores da universidade".

“Estamos seguindo passos firmes”, afirmou Silva.