quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Situação do campus da UFRGS Litoral Norte é esclarecida durante encontro na reitoria

"É evidente que nós vamos construir um campus da UFRGS onde se preserve a excelência e a qualidade de ensino da UFRGS", ressalta o vice-reitor da insituição, Rui Vicente Oppemann.


O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann, junto ao superintendente de infraestrutura, Alberto Tamagna, falou sobre o andamento da expansão da universidade para o litoral norte.

A reunião aconteceu no auditório da instituição em Porto Alegre, no último dia 25, e contou com a participação de membros do Comitê Expansão UFRGS Litoral Norte, como o vereador Clayton Ramos e o vice-pró-reitor de extensão, Angelo Ronaldo Pereira da Silva e a deputada federal, Maria do Rosário. O prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Cassius Antonio da Rosa, também estiveram presentes.



Segundo Tamagna, o edital está em fase de elaboração avançada e a obra deve antender a todos os requisitos de um campus universitário para tornar-se o ponto da instituição no litoral norte: "nós vimos a possibilidade de colocar ali, além do campus litoral, toda a administração, em todos os níveis -da cultura, acadêmica- todas as atividades que a UFRGS tem, inclusive a colônia de férias".

Ainda sobre as próximas ações, Oppermann afirmou: "nossa expectativa é que esse edital possa ser completado o mais rápido possível para que a gente proceda a licitação do projeto". Ele ainda lembrou que os recursos para esse procedimento já estão disponíveis e que o Plano de Desenvolvimento Institucional deve ser aprovado em breve, contendo a decisão de construir o campus Litoral Norte.

O vice-reitor ressaltou também que a universidade federal "tem responabilidade com a comunidade gaúcha de oferecer seus serviços àquelas áreas onde não existem ensino público superior federal", referindo-se à Serra e o Litoral Norte.

O prefeito de Tramandaí assegurou que o impasse sobre a desapropriação está perto do fim. Hoffmeister relatou que a situação da área com os lindeiros já foi resolvida e que a procuradoria do Estado já enviou o pedido de regularização da área para o juiz do fórum do município.

Um comentário:

Anônimo disse...

Corre com esse campus ai. Não vejo a hora.